Lavar os cabelos é algo tão automático que a gente até esquece da importância que o hábito tem. Mas manter os fios higienizados é um cuidado fundamental e não apenas por questões estéticas ou relacionadas ao bem-estar. "A sujeira desgasta os fios. Quando se acumula, ela começa a deteriorar as cutículas do cabelo", afirma o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.
E não basta só usar água, já que para remover todo resíduo é preciso utilizar um agente detergente, no caso, o xampu. "O ideal é lavar os cabelos em dias alternados, para não tirar a proteção natural da haste capilar", diz Bedin. No entanto, a lavagem diária não é proibida e é até indicada para pessoas que transpiram bastante, praticam esportes diariamente ou convivem em ambientes com excesso de poluentes.
Um cabelo limpo, macio e com movimento é resultado de um ritual de lavagem adequado, que começa ao diluir o xampu antes de aplicá-lo no couro cabeludo. "Quando você coloca o produto puro no cabelo, ele não se espalha corretamente, vai direto para o comprimento ou se acumula nas laterais. E o couro cabeludo, que é a região mais importante a ser higienizada, fica sem", explica a cabeleireira Luciana Souza, do Spa Dios.
O condicionador também precisa ser diluído em água, de preferência morna, para criar uma mistura homogênea. É o produto que vai deixar os fios mais macios e fáceis de desembaraçar. "Para conseguir um bom resultado, é sempre melhor usar xampu e condicionador da mesma marca", diz Bedin.
Fios desidratados podem ficar mais protegidos com o uso de uma máscara capilar. Porém, vale lembrar que ela não substitui o condicionador. "O condicionador tem como função selar a cutícula do fio, enquanto a máscara hidrata. São propriedades diferentes", explica a cosmetóloga Cris Dios, sócia do spa de cabelo Laces and Hair. Por isso, a recomendação é aplicar a máscara após o xampu e antes do condicionador, já que o uso de um produto não exclui o outro.
Para lavar os cabelos corretamente, você vai precisar de: xampu e condicionador (de preferência da mesma marca), um recipiente de plástico, pente, 500 ml de água mineral ou filtrada em temperatura ambiente e uma toalha de rosto para secar os fios.
Preencha o recipiente com dois dedos de água do chuveiro e misture com a mão.
Despeje a mistura no couro cabeludo.
Com as pontas dos dedos, massageie todo o couro cabeludo. Não é preciso, nem recomendável, massagear os fios. A espuma que escorre é que vai limpar os cabelos no comprimento.
Enxague o xampu com bastante água, até retirar todo o produto. Repita o procedimento para garantir que o cabelo ficará realmente limpo.
Coloque a quantia equivalente a um dedo de condicionador no recipiente plástico.
Acrescente um dedo de água morna e misture com a mão, para diluir o condicionador.
Divida o cabelo em duas partes e coloque as pontas dos fios dentro do recipiente com o condicionador.
Com um pente, comece a desembaraçar os cabelos pelas pontas e vá subindo pelo comprimento. Pare no meio da cabeça, já que o condicionador não deve ser utilizado na raiz do cabelo.
Enxágue com bastante água, até que o fio comece a perder o efeito macio.
Enxágue com bastante água, até que o fio comece a perder o efeito macio.Desligue o chuveiro e despeje a água mineral ou filtrada na cabeça. Isso vai garantir o brilho dos cabelos e retirar o excesso de cloro da água do chuveiro.
Para secar, enrole o cabelo na toalha e aperte com as mãos, só para tirar o excesso de água, sem esfregar os fios.
Se for usar o secador, retire bem a água com um jato morno, até o cabelo ficar aparentemente seco, mas ainda com um pouco de umidade. Só então modele os fios com a escova.
O resultado é um cabelo macio e radiante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário