sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Veja como se comportar nas festas de fim de ano da empresa


Pois é, está chegando a temporada de festas de confraternização, as tradicionais festas de final de ano das empresas, as quais aproveitam para celebrar seus resultados assim como aproximar colegas de trabalho e também proporcionar bons momentos de diversão e descontração. O problema é que as pessoas não podem, de forma alguma, esquecer que estão nas festas como profissionais, ou seja, devem se comportar como tal, o fundamental é que sempre participem, prestigiando o local de trabalho, mas mantendo sempre o bom senso. Por isso mostraremos aqui como se comportar de forma correta na festa de fim de ano da empresa.


Roupa correta para festa de fim de ano
Quanto ao que vestir, não é recomendável usar nada muito chamativo, nem cores, como o vermelhão, nem estampados, opte por um tom mais neutro, como pastel, ele é sempre melhor, não deixe que a roupa chegue primeiro que você. Agora, principalmente, fuja daquelas roupas provocantes, com decotes ou recortes ousados, ou mesmo vestidos muito curtos ou justos e, principalmente, transparências, elas estão na moda, mas deixe-as para baladas ou encontros com o namorado. Claro que não precisa também ir muito formal, mas é sempre bom usar o bom senso.

Festa de fim de ano com piscina
Caso o evento seja em uma fazenda ou sítio com piscina, o ideal é levar um maiô, mesmo – e principalmente- se tiver um corpo escultural. Na carreira mostra-se competência, não o corpo. Lembre-se que a roupa fala muito sobre a pessoa e reflete no lado profissional. E deixe para usar os trajes de banho só na hora de dar aquele mergulho. Durante a festa à beira da piscina, prefira um vestido ou bermuda. Não fique zanzando de biquini, pois seu desejo de chamar a atenção para seus atributos físicos pode acabar causando o efeito oposto, pois lembre-se, em muitas festas o Chefe leva a esposa e você não vai querer que ela cisme com você.


Interação com os participantes na festa de fim de ano
Uma dica é transitar durante a festa de fim de ano por grupos diferentes para conhecer os vários processos da empresa e melhorar o desempenho, assim, poderá até abrir caminhos para uma futura ascensão ou mudança, ou seja, tente se misturar, interagir com os amigos, mas também conhecer pessoas novas.

Aproximação com o chefe na festa de fim de ano
Que tal aproveitar a confraternização da empresa para se aproximar do seu (sua) chefe? Procure falar sobre os resultados da empresa, e não esqueça, o ideal é procurar falar apenas de assuntos relacionados ao trabalho, embora os problemas devam ficar longe, pois não esqueça, essa é uma festa de confraternização, ninguém quer saber de problemas.


Amigo oculto
Na hora do amigo oculto, geralmente existe uma lista com as sugestões e um valor estipulado, e caso tire seu chefe, nunca pense em dar algo de maior valor, pois se ele está participando deve-se adequar o valor do presente ao mesmo nível dos demais. Não é porque você tirou o (a) chefe que precisa exagerar no valor, lembre que isso pode ser visto como exagero ou bajulação. E se tiver que descrever o seu amigo oculto o descreva como gostaria de ser descrito, nunca critique nem aponte defeitos, tampouco desmereça a pessoa perante os demais. Pode até fazer alguma brincadeira, caso tenha um bom nível de amizade e intimidade, mas evite expor situações constrangedoras.


Participar sempre
O importante e que sempre participe, é hora de mostrar que tem flexibilidade, mesmo nos ambientes que não gosta muito. Flexibilidade e versatilidade são características importantes na carreira. Quem não participa pode estar perdendo uma importante oportunidade de interagir com os funcionários da empresa e de compartilhar ideias.

Fofocas
Se um determinado grupo  começar a fazer comentários maldosos sobre os outros colegas a dica é sair discretamente do grupo e NUNCA participar dos comentários maldosos. Nunca é positivo falar mal dos colegas.

Levar acompanhante na festa de fim de ano
Uma questão muito importante também é só levar um acompanhante se for permitido e desde que não prejudique a sua imagem na festa, e este deve ter assunto, ser aberto e sociável, por exemplo, se for ciumento ou gostar de beber demais, não o leve. Deve pensar se a pessoa irá se enturmar, pois você poderá ficar preso somente ao seu acompanhante e perder a chance de estreitar relações e conhecer novas pessoas.


Bebida
Deve ter cuidado com a bebida e os excessos, mas caso passe dos limites, peça desculpas. Tem que saber a medida certa para fazer brincadeiras e deixar lembranças boas. Acredite, muitas pessoas acabam até perdendo o emprego por beberam demais e perderem a classe, por isso, tenha sempre em mente que qualquer derrapada, pode sim, refletir na carreira. Nunca esqueça que a bebida pode dar “aquela coragem” que nunca teve, a bebida em excesso pode até revelar alguns desejos reprimidos durante o ano, por isso, muita calma nessa hora, pois as pessoas presentes na festa de fim de ano fazem parte do seu dia a dia no ambiente de trabalho. Na hora de beber, quando começar a se sentir desinibido em excesso, é porque está na hora de parar, aproveite para se retirar da festa discretamente, pois é sempre bom passar a imagem de que sabe conduzir as coisas na sua vida.

Se discursar
Caso seja convidado a discursar, tenha certeza de que não vai cometer erros de português, fale de pé para ser visto, audível e, pouco para não ser chato, sempre enfatizando aspectos positivos. Uma dica é falar sobre resultados e coisas positivas que ocorreram na empresa durante o ano.

Música e dança
Se tiver música e dança, mais uma vez, cuidado com os excessos, lembre-se que são seus colegas de trabalho, não é recomendável dançar funk com posições extravagantes, pode até dançar samba, mas sempre de forma discreta. Procure passar uma imagem elegante. Não é muito recomendado tirar o chefe para dançar. O chefe pode até dançar com os subordinados, mas desde que ELE os tire para dançar. Se o chefe chamar para dançar e você não quiser, pode falar não, mas com sorriso no rosto e uma boa desculpa, como ‘estou com dor no pé’.”


Flertar
Não é recomendável ficar com ninguém na festa de fim de ano, mesmo que esteja a fim daquele gato faz um tempão, esse é um ambiente de trabalho, mesmo que em um evento. Se pintar um clima, a dica é sair dali e ir para outro lugar.

Comida
Outra coisa é na hora de se servir, evite fazer aquele prato de montanha de comida, poderá passar a imagem de que não tem autocontrole e aí não terá também na carreira. Não se preocupe em se servir mais de uma vez, mas sirva-se moderadamente.

O importante é saber que mesmo que as pessoas estejam mais soltas, alegres, o ambiente seja bem informal, a festa de fim de ano continua sendo corporativa. Evite passar da conta, procure ser discreta e evitar comportamentos inadequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário