quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Confira receitas e benefícios das sopas. Saiba como aproveita-las ao máximo!


As sopas e os cremes podem ser ótimos aliados para auxiliar no emagrecimento e na manutenção da saúde. Mas devemos ter alguns cuidados na hora de escolher os ingredientes que irão compor essa sopa para não comprometermos os benefícios desse alimento.


- Devemos evitar sopas instantâneas, pois elas tem excesso de sódio e de gordura de má qualidade, além de serem pobres em vitaminas e minerais.

- Evitem também temperos prontos em tabletes e em pó, pois eles também apresentam o mesmo problema (excesso de sódio e de gordura de saturada). Uma unidade de tablete pronto (9,5g) tem a quantidade recomendada de sal do dia todo (5g/dia), segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

- Sempre deem preferência aos temperos naturais, como: alecrim, alho, cebola, cebolinha, oréganos, cardamomo, salsinha, alho poro, manjericão, pimenta, entre outros. Além de fornecerem um sabor todos especial para a preparação, eles aumentam ainda mais a qualidade nutricional da sopa.

- Inclua verduras e legumes frescos, proteínas magras (peito de frango, carne bovina pobre em gordura, peixe e ovo), carboidratos integrais (arroz, macarrão, aveia, inhame, mandioquinha e outros) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha e soja). Também recomendo incluir no final da preparação: quinoa em flocos, linhaça ou chia, pois além de dar uma up na qualidade nutricional, eles ajudam a sua sopinha ficar ainda mais cremosa.

- Dispensem ingredientes, como linguiça e bacon, pois são alimentos defumados ricos em gorduras ruins e sal.

- Tenham atenção com as sopas creme, pois a grande maioria inclui creme de leite e queijos gordurosos. Ingredientes nada saudáveis e muito calóricos. =/

- E a canja? Essa também podemos comentar =) Recomendo retirar a pele do frango antes do preparo ou então utilizar peito de frango, além, claro, de substituir o arroz branco por arroz integral.



Creme de abóbora, quinoa e frango

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de cebola ralada
1 1/2 colher (sopa) de óleo de canola
500 g de abóbora japonesa, sem casca, cortada em cubinhos
3 xícaras de água fervente
2 tomates italianos, sem pele e sem sementes, amassados até virar purê
1 pitada de sal
1 xícara(chá) de quinoa em grão cozida
350 g de frango cozido desfiado
Sal a pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela média, refogue ½ da cebola 1 colher (sopa) de óleo até murchar (sem deixar dourar). Acrescente a abóbora, a água, o tomate e o sal e deixe ferver em fogo moderado até a abóbora desmanchar. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e passe pelo processador até obter um creme e reserve. Refogue o frango e quinoa com o restante da cebola e o óleo até dourar. Acrescente o creme de abóbora com o refogado do frango, deixe ferver até engrossar. Sirva logo após.



Sopa de Lentilha

Ingredientes:
1 pacote (250 g) de lentilha
1,5 litro de água
3 tomates picados
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
1 col. (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
400 g de frango cozido desfiado
1 maço de espinafre cozido
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Cozinhe a lentilha com a água, o tomate, a cenoura e o salsão. À parte, refogue no azeite a cebola, o alho, o frango, o espinafre, a pimenta e o sal. Junte o refogado do frango com à lentilha e cozinhe mais um pouco.

Fonte: Glam4you

Nenhum comentário:

Postar um comentário