Quem nunca cortou os cabelos e sentiu que os fios pararam de crescer? A sensação de que os cabelos estão sempre no mesmo comprimento ou que demoram séculos para crescer não é uma paranóia nossa. Esse problema pode estar realmente acontecendo e para solucionar esta questão, lhe daremos dicas para acelerar o crescimento dos cabelos!
O meu cabelo é lerdo ou é normal?
Quando cortamos o cabelo e odiamos o corte, o primeiro pensamento encorajador que colocamos na cabeça é: “não chora, ele vai crescer”. E aí entra a ansiedade para que os fios voltem ao tamanho em que estavam e apaguem aquele penteado terrível que o cabeleireiro fez em você.
Mas o crescimento do fio leva um tempo que para nós parece ser eterno. Um fio normal cresce em média apenas 1 centímetro por mês! Ou seja, se você tirou uns quatro dedos é provável que demore quatro meses para o seu cabelo voltar ao tamanho original.
Quem sofre com estes problemas:
- Ovários policísticos
- Hipertireodismo ou hipotireoidismo
- Diabetes
- Caspa em excesso provocada por dermatite seborreica (Tratamento caseiro para caspa)
Também sente os fios crescerem devargazinho, então procure o seu médico que pode lhe indicar alguma vitamina ou outro remédio para ajudar o seu cabelo a crescer.
Contudo, se o seu fio está bem lentinho e em quatro meses ele continua paradinho, sem quase nenhuma evolução, vale à pena seguir as nossas dicas para acelerar o crescimento, que pode estar ligado à carência de vitaminas. (Como saber se o cabelo está caindo além do normal)
O que eu preciso fazer?
- O primeiro passo para que o seu cabelo cresça é cuidá-lo da forma correta. Por exemplo, faça hidratação, de preferência uma vez por semana, usando produtos específicos para o seu cabelo – nada de usar uma máscara emprestada; use um creme que trate realmente do seu problema.
- Também não deixe de cortar as pontas duplas, grandes responsáveis pela demora no crescimento, a cada dois meses. (Cortes de cabelo para o inverno | Fotos e modelos)
- Na hora do banho e antes de dormir, massageie o couro cabeludo, pois quando o sangue circula pela região, ele leva consigo todos os aminoácidos e vitaminas que ajudam no crescimento. Para fazer a massagem da forma adequada, passe uma escova da nuca até o topo da cabeça.
- Não se esqueça que o que comemos influencia no aspecto do fio, então coma muita verdura, proteínas, legumes e procure incluir na sua dieta alimentos que contenham vitaminas E, A, C e F e zinco. (Alimentos que combatem a queda dos cabelos)
- Algumas mulheres preferem usar ampolas de vitaminas no cabelo, mas se elas já estiverem inseridas na sua alimentação, não será preciso comprar estas cápsulas.
- Beber muita água é outra maneira de deixar as madeixas sempre hidratadas.
Você não deve fazer
- Dormir com o cabelo molhado, usar chapéus, bonés ou qualquer coisa que abafe os seus fios, pois isso propicia o aparecimento de fungos que diminuem o crescimento normal dos fios.
- Não fique com o cabelo sujo por muito tempo, principalmente se ele é oleoso. Quanto mais óleo no couro cabeludo, menores as chances do fio se desenvolver normalmente.
- Abra mão do cigarro. Mais um malefício para a lista da nicotina: perda de circulação sanguínea no couro cabeludo e conseqüentemente, menos nutrientes para o fio.
- Tomar banho muito quente: é irresistível tomar um banho bem quentinho no frio, mas procure molhar a cabeça com uma água morna, pois a água quente estimula a produção das glândulas sebáceas.
- Nunca deixe o condicionador no cabelo: deixar resíduo de condicionador ou finalizador pode retardar o crescimento.
- Infelizmente os tratamentos químicos não são nada bom para a saúde do fio, então se você sente que o seu cabelo não cresce de jeito nenhum, procure mudar os produtos que usa, principalmente as colorações e descolorações.
- Nunca prenda os cabelos com os fios ainda molhados.
- Não coloque o secador muito próximo da raiz, deixe-o a uma distância de pelo menos 15 centímetros.
Fonte: Dona Giraffa
Nenhum comentário:
Postar um comentário